terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dois Sonetos de Marconi Caldas

SONETO DO DEPOIS



© DE Marconi Caldas



Caminhando caminhos caminhados
Levei levezas leves luminosas,
Rumei risonho recolhendo rosas
Voltei velho verdores vulnerados.

Físicos fogos foram fornalhados,
Músicas místicas, mas miraculosas,
Restaram requestíssimas rochosas
Dos devaneios dúbios desvairados.

Homem homérico, hirto, hibernado,
No néscio nascimento nutritado,
Galguei geleiras gélidas gemendo.

Mãos magoadas minhas misteriosas,
Vazias voltam, voltam vergonhosas,
Tão trágicas tristezas vêm trazendo



------------------------


SONETO DE LUZ PARA MINHA ESTRELA



© DE Marconi Caldas



Contemplo os céus em noites vaporosas,
constelado, rebrilhante, céu imenso,
pontilhado de luz azúleo lenço
onde dardejam estrelas luxuosas.

E fitando a imensidade argentina
Eu busco no vapor das nebulosas
Ver-te humilhada entre as numerosas
Estrelas, minha estrela peregrina.

Rebusco em vão e odeio o lampadário,
Mas tu mergulhas na luz do argentário
Para fulgir somente no meu sonho.

E perdida e sucumbida entre os milhares
Eflúvios perenais dos luminares,
Num soneto de luz eu te acompanho



Obs: O poeta maranhense CARLOS CUNHA, um dos maranhenses ilustres, ao ler este soneto, na época em que foi escrito, na década de 70, disse: " Marconi, você conseguiu iluminar o ambiente com este soneto de abundância de luz".

Um comentário:

Dib Franciss disse...

Ecoou mui dolorosamente a infausta nova do falecimento desse poeta marenhense. Conheci e convivi com Marconi e toda a sua família dutante toda a minha infância. Marconi foi amigo do meu pai, cresceram juntos. Quando eu tinha meus 12 anos foi Marconi quem meu ajudou a escrever meu discurso para o pleito de Prefeito Mirim no final da década de 1970. Jamais vou esquecer de seu ar bonachão. Convivi e frequentei seus pais e tia, a quem carinhosamente chamava de "tia" Violeta, "tio" Tácito e "tia" Lalá. Sua devotada esposa Fátima, sua filha Alessandra, enfim toda essa família tão querida de quem tenho saudades. Marconi, que cumpriu sua missão de homem público com muita galhardia, certamente deixará uma lacuna na política do Maranhão e no coração daqueles que tiveram o privilégio do seu convívio próximo.